
LIVRO

SÉRIE: PEQUENO
CONCERTO
BRASILEIRO

“A música, em toda a sua magnitude, pode ser organizada das maneiras mais criativas e inusitadas. Esse é o trabalho do arranjador. Esse ofício muito me fascina desde os meus primeiros passos na música, porque em uma formação baseada na música brasileira somos apresentados à diversas culturas que se expressam em texturas musicais. Villa-Lobos e Radamés Gnattali na música clássica; Pixinguinha e Maurício Carrilho apresentam o choro; Moacir Santos e Letieres Leite traduzem os ritmos nordestino com a mais fina elegância; Nailor Proveta e Severino Araújo conduzem a linguagem das big-bands como poucos no mundo o fizeram.
Esse livro representa a primeira aventura de um jovem arranjador que, olhando para suas referências, decidiu expressar-se em uma série de arranjos um concerto de choros, maxixes, frevos e canções. Assim nasce o “Pequeno Concerto Brasileiro”. Natural de Florianópolis, criado em Itajaí, não haveria escolha mais autêntica que arranjar músicas de compositores catarinenses que, no fundo, são inspiradores amigos cuja obra me é familiar e configuram uma seleção de repertório coerente em rítmica, estética e experimentação como arranjador. As composições de Ana Paula da Silva, Carlinhos Ribeiro, Cláudio Moraes, Elieser de Jesus, Fernando das Neves e Natália Livramento são excepcionalmente belas e ricas, cada qual tem sua história pessoal. Concluindo o repertório do concerto, foram inseridas composições autorais que conversam com a criação artística do livro e que trouxeram consigo mais um compositor parceiro, Gandhi Martinez, natural de São Paulo que vive em Santa Catarina onde construiu sua trajetória musical.
É fundamental que esse livro encontre os instrumentistas para sua interpretação. A organização dos arranjos em um concerto de câmara convida os músicos de formação clássica para interpretar esse repertório de música popular. Por isso é preciso insistir: Toquem! Experimentem! E tenham a liberdade de se apropriar do repertório desses compositores, que tem tanto a ensinar sobre o Brasil dentro da sua musicalidade.“
Proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
